Home » Quem somos

Quem somos

ASMIR - O que é?

ASMIR - O que é? - ASMIR

QUEM SOMOS

ASMIR – O que é?

A ASMIR é uma Associação sem carácter político ou religioso onde têm lugar os militares na reserva e reforma que respeitam os princípios éticos consagrados na Lei da Condição Militar.

 

Igualmente, acolhe como sócios honorários os militares na efetividade de serviço e todos os cidadãos que respeitem e apoiem a "coisa" Militar e as pessoas coletivas de direito público ou privado.

 

A ASMIR, atualmente com o numero de sócios de 1524 e com média de idades de 83,90 anos é reconhecida por diploma legal como sendo de Utilidade Pública, cooperando no respeito mútuo com as Chefias Militares quando por estas solicitado, com a Administração Pública, leia-se, Ministra e Secretário de Estado da Defesa quando por estas convocado e outras instituições, sempre que lhe for solicitado ou por sua iniciativa, sendo relevante a cooperação com o Instituto Social das Forças Armadas (IASFA I.P.) na qualidade de Membro do Conselho Consultivo. sendo que o IASFA tem como missão primária o apoio ha terceira idade através das estruturas residenciais para pessoas idosas e a gestão do sistema de Assistência na Doença ao Militares.

 

A ASMIR é igualmente reconhecida pelo Ministério da Cultura como sendo Instituição Cultural de Utilidade Pública.

 

Principais objetivos:

 

  • Pugnar, utilizando os mecanismos em direito permitidos em ordem a uma efetiva concretização do disposto na Lei de Bases da Condição Militar e no Estatuto dos Militares das Forças Armadas, concretamente no direito à proteção da saúde, à assistência na doença e direito à vida e qualidade de vida, logo que estes sejam postos em causa.

 

  • Desenvolver ações de informação cultural e outras, em benefício dos associados e da comunidade em ordem a contribuir para a dignificação e prestígio da Instituição Militar.

 

  • Promover ações no sentido de manter e estreitar laços de amizade e camaradagem intergeracional.

 

Objetivos secundários:

 

  • Cooperar com outras instituições nacionais e internacionais para possível objetivos idênticos.

 

 

INSERÇÃO NO MEIO MILITAR:

 

  • A ASMIR tem atualmente cerca de 1800 sócios ordinários com domicílio por todos os concelhos e regiões autónomas.

 

  • Estes sócios são oriundos maioritariamente nos ramos das Forças Armadas, Marinha, Exército e Força Aérea. A ASMIR não é uma instituição de classe acolhendo todas as patentes, desde praças a oficiais generais, demostração de solidariedade na defesa solidária da Condição Militar.

 

 

COMUNICAÇÃO COM OS SÓCIOS:

 

  • Toda a instituição deve manter permanente e oportunamente informados os sócios sobre as atividades desenvolvidas, o que a ASMIR cumpre. Assim:

 

  • É quadrimestralmente publicada em formato papel e enviada para o domicílio de cada sócio a Revista da ASMIR.

A mesma revista é igualmente disponibilizada em formato digital no sítio da ASMIR (acessível em www.asmir.pt).

 

  • Mais informação é disponibilizada via Facebook acessível em Asmir Entroncamento e também na Página associada a este perfil: Página ASMIR.

 

  • Conteúdos culturais são disponibilizados diariamente na página ASMIR na rede social Facebook.
ASMIR

Força Aerea Portuguesa

ASMIR

Guarda Nacional Republicana

ASMIR

Marinha Guerra Portuguesa

ASMIR

Exercito Portugues